21 de março: Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

O dia 21 de março é reconhecido internacionalmente como o dia de combate à discriminação racial. Essa data histórica teve origem na África do Sul em 1960, quando 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular na cidade de Johanesburgo.

Apesar de ser um protesto pacífico, as tropas do exército dispararam tiros contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 180. Como o fato ocorreu no bairro de Shaperville, a tragédia ficou conhecida como “Massacre de Sharpeville”.

A ONU (Organização das Nações Unidas) em memória das vítimas resolveu instituir o dia 21 de março como o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.

No Brasil a discriminação racial é intensa e muitas vezes silenciosa. Seja no mercado de trabalho, nas escolas, ou nas ruas, os negros terminam sendo alvo de diferentes tipos de agressões, seja física, verbal e até mesmo virtual.

A educação tem um papel fundamental no combate a esse grande problema que é o preconceito. É educando as pessoas que será possível reduzir a intolerância, a discriminação e também fortalecer o respeito, a igualdade dos direitos e o bem-estar social. Nesse sentido, a Fundação 2 de Julho tem em seus princípios respeito pela dignidade e a formação de uma sociedade mais justa.

Fonte: unesco.org, geledes.org.br

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

*