Dia dos povos indígenas é celebrado com visita das Comunidades Kariri-Xocó e Fulni-Ô

A sustentabilidade e o respeito aos povos fazem parte do tema trabalhado neste ano no Colégio 2 de Julho, no qual os alunos são estimulados a compreender, através de atividades pedagógicas e culturais, a importância do cuidado com o planeta e com o outro. Em culminância ao dia dos povos indígenas, na manhã do dia 19 de abril, as comunidades indígenas Kariri-Xocó e Fulni-Ô estiverem presentes no colégio e compartilharam as suas culturas e vivências com estudantes atentos e curiosos.

O líder das comunidades, Wakay, ressaltou a importância do diálogo e a relação das pessoas com o planeta: “A bandeira carrega o progresso, mas na verdade isso é teoria, o progresso somos nós que estamos aqui olhando um pro outro.  Quando compreendemos e começamos a dialogar um com outro, vamos entender melhor que o planeta terra é a mãe e todos nós somos irmãos”.

A coordenadora da Educação Infantil e 1º ano, professora Ana Pacheco, destacou a importância das datas comemorativas em abril, em especial o dia 19: “Todas as comemorações e celebrações que são feitas em abril e neste dia em particular que foi destinado a comemoração do dia do índio, são importantes, porque nós estamos aqui comemorando a nossa ancestralidade. E neste momento estamos trabalhando também o nosso respeito e gratidão por esses povos que estavam aqui na nossa nação. Nós estamos trabalhando o humano nessas crianças, nesses jovens, no sentido de respeitar a ancestralidade e compreender a importância daqueles que constroem nossa nação. Eles [Estudantes] estão vendo ao vivo e a cores o depoimento deles [povos indígenas], o sentimento deles. Trazer um pouco da cultura, do significado dos seus rituais, da sua vestimenta, das mudanças que aconteceram e acima de tudo a preservação daquilo que é bom” concluiu.

Os indígenas Kaway e Feany, responderam todas as perguntas e também pintaram rostos dos estudantes da educação infantil, que puderam experienciar um pouco desses costumes.

A professora de História do Ensino Fundamental II, Emanuelle Moraes, falou sobre a importância de se construir uma relação mais humana e salientou o significado do termo Povos Indígenas: “São povos indígenas, porque são ricos em diversidade, são ricos em cultura. Ricos em linguagens, são ricos em manifestações”.

As comunidades indígenas Kariri-Xocó e Fulni-Ô são de Alagoas e residem atualmente na Reserva Thá-Fene, localizada em Lauro de Freitas. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a reserva no último sábado, 14 de abril, e sentir mais de perto a cultura da comunidade. A atividade está em consonância com o tema trabalhado este ano no colégio: “A virtude como o caminho para o planeta sustentável”.

Visita a Reserva Thá-Fene

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.