Dia do Índio: 19 de abril é comemorada esta importante data

Entenda um pouco de como surgiu e a importância da história do índio para o aprendizado das crianças

Compartilhe:

A comemoração do dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Estando aqui muito tempo antes dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira. E isso precisa ser lembrado e destacado durante o aprendizado das crianças.

E é por isso que o Colégio 2 de Julho busca realizar atividades lúdicas, para apresentar a história dos índios e destacar a importância deles para a sociedade.

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

 Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Contribuição: Site Sua Pesquisa

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais notícias:

  • Turno complementar comemora o Dia da Família com muitas brincadeiras.

    24 de maio de 2018 0
    Na última sexta-feira, 18, os estudantes do Turno Complementar receberam seus familiares para uma tarde de brincadeiras. Com brincadeiras como corrida de saco, bola ao cesto e muitas guloseimas, os estudantes puderam desfrutar, junto com
  • Reestruturação da Fundação 2 de Julho é tema de entrevista na TV

    18 de maio de 2018 0

    A trajetória de reestruturação administrativa e financeira da Fundação 2 de Julho, mantenedora do Colégio 2 de Julho e da Faculdade 2 de Julho, é o ponto de partida da entrevista concedida pelo diretor geral da instituição

  • Momento de integração em homenagem ao Dia das Mães

    14 de maio de 2018 0

    Mães e Filhos participaram juntos de várias atividades nos dias 11 e 12 de maio, em homenagem ao Dia das Mães.

  • COMUNICADO

    26 de abril de 2018 0
    Prezada família, Conforme o calendário, lembramos que nos dias 30 de abril (segunda-feira) e 1º de maio (terça-feira), não haverá aula para os turnos regular e complementar. Retornaremos normalmente as atividades no dia 02 de
  • Eventos literários homenageiam Monteiro Lobato

    25 de abril de 2018 0
    Em mais uma ação do C2J para desenvolver o prazer da leitura em seus estudantes, foram realizados na última semana, o Momento Literário do ensino fundamental I e a abertura da Ciranda Literária, projeto anual

Siga-nos no Facebook

Avenida Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia, Salvador, Bahia. CEP: 40100-000 | Tel. +55 71 3114-3400 | E-mail: contato@colegio2dejulho.com.br | Desenvolvido pela Loup Brasil.