Educação Alimentar

Educação alimentar: garantia de equilíbrio e saúde

A promoção da alimentação saudável no ambiente escolar faz parte de um projeto que compartilha e defende uma visão integrada e multidisciplinar do ser humano.

O compromisso dos educadores do Colégio 2 de Julho e familiares é essencial para a formação de hábitos alimentares saudáveis por nossas crianças ao longo de seu desenvolvimento.

A cantina escolar tem papel fundamental nas ações de educação alimentar desenvovida pelo Colégio 2 de Julho.

Com esse propósito, um dos temas que exploramos permanentemente é a alimentação. Focamos nossos trabalhos na realização de ações que visam a educação alimentar. Planejamos atividades que estimulam as crianças a refletirem a respeito do lanche escolar e das escolhas mais saudáveis que podem fazer para sua alimentação. Nesse trabalho contamos com a valorosa participação das famílias no preparo da lancheira e manutenção das conversas e ações que contribuem para concretização desse projeto, fundamental para a formação de hábitos alimentares saudáveis na escola, em casa e para a vida. Assim, estimulamos o hábito de consumir prioritariamente alimentos mais nutritivos e naturais (frutas, cereais, vegetais, leite e derivados), evitando alimentos processados com muita gordura e açúcares, como doces e bolachas, além de salgadinhos, refrigerantes e alimentos fritos.

A educação alimentar se faz no coletivo, onde as trocas e as vivências são o diferencial nas ações desenvolvidas.

A realização sistemática do lanche coletivo constitui-se num projeto permanente de educação alimentar que visa estimular e ensinar as crianças a consumir alimentos saudáveis, incluir alimentos que ainda não fazem parte do seu cardápio e estimular e socializar a manutenção dos hábitos saudáveis que já estão incorporados à rotina alimentar de cada criança. Tudo isso, encorajados e estimulados por seus pares e envolvidos numa atmosfera favorável que conta com cardápios diversificados, pesquisa e experimentações e preparos na cozinha experimental.