Família e escola

familia-feliz

Família e escola: parceria de sucesso para educar

É indiscutível a importância da participação das famílias na educação escolar dos nossos jovens e crianças. O Colégio 2 de Julho, há 87 anos, pratica essa parceria.

A participação das famílias, especialmente nesta etapa, fortalece o vínculo dos alunos com o Colégio, alimenta o gosto pela aprendizagem e o engajamento nos diversos movimentos implementados pela coletividade escolar, repercutindo na formação do geral do educando.

Costumamos dizer que matriculamos famílias, compreendendo a importância da complementaridade entre família e escola nas ações que realizamos. E essa parceria é o principal elemento para a efetivação dos nossos propósitos educativos.

Cada família desempenha um papel essencial na construção e reconstrução contínua de nossa proposta pedagógica e sua aplicação. Compartilhamos o interesse comum de trabalhar para a formação de sujeitos criativos, éticos, conhecedores dos seus direitos e deveres e capazes de enfrentar os desafios de seu tempo.

Aqui, os pais se sentem à vontade para participar da vida escolar de seus filhos, inserindo-se atividades esportivas, recreativas, culturais (como contação de histórias na educação infantil); acompanham diariamente seus filhos até a sala de aula e têm contato com seus professores; observam as produções nos murais escolares; opinam, colaboram e participam ativamente da vida escolar de seus filhos, nossos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental.

Juntos, concretizamos ações que, essencialmente, primam pelo respeito às diferenças, efetivam ações de educação inclusiva e experiências que valorizam a infância.

Ao tempo em que investimos juntos para a educação de seus filhos, nossos alunos, formamos pais e estimulamos a formação continua de nossos profissionais.