Formação de Leitor

sala-de-leitura

Desenvolvendo o hábito e o gosto pela leitura

O Colégio 2 de Julho, no âmbito do ensino da Língua Portuguesa, prioriza o desenvolvimento das competências de leitura e escrita voltados à formação do leitor.

Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores as chances de ela gostar de ler. Escutando histórias lidas pelos adultos, depois conhecendo o livro infantil como um objeto de exploração tátil “vendo tocando” tenta compreender as imagens que enxerga na busca da construção de sentido.

Nos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, um dos eixos trabalhados é a formação de competências de leitura e escrita. Neste campo, destacamos atividades que fomentam o gosto pela leitura e dentre estas, a Ciranda Literária e a Leitura Compartilhada. Cada sala de aula é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do hábito de leitura, assim como para intercâmbio da cultura literária. Nesse jogo simbólico as aventuras escondidas no livro despertam no jovem leitor o interesse pela descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo e despertando o desejo de concretizar o ato de ler o texto escrito, numa perspectiva de letramento. Quanto maior e frequente o contato das crianças com o universo literário, com a intervenção do professor e da família, maiores serão as chances dela gostar de ler.

Mais notícias:

Siga-nos no Facebook

Parceiros:

Avenida Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia, Salvador, Bahia. CEP: 40100-000 | Tel. +55 71 3114-3400 | E-mail: contato@colegio2dejulho.com.br | Desenvolvido pela Loup Brasil.