Grupos 4 e 5

Colégio 2 de Julho - Educação Infantil - Grupo 4
Alunos do G4 na Mostra Pedagógica 2014

O ciclo de Educação Infantil do Colégio 2 de Julho, iniciado desde a mais tenra idade nos grupos 1, 2 e 3 da creche escola, consolida-se e completa-se nos grupos 4 e 5, quando os alunos experimentam uma gradual elaboração, construção e aprofundamento dos múltiplos saberes, linguagens e conhecimentos necessários para conviver no mundo social e relacionar-se com as pessoas e coisas que os cercam.

O aprofundamento dos conceitos e o desenvolvimento dos processos de socialização estimulam a formação da autonomia e o crescimento da autoestima, pautando-se sempre por valores éticos e morais fundamentais para a convivência, valores estes que permeiam a Instituição desde a sua fundação em 1927.

As atividades desenvolvidas nos grupos 4 e 5 da Educação Infantil centram-se na valorização das semelhanças e diferenças, na percepção da importância do trabalho coletivo, no conhecimento do mundo social e na natureza das coisas com que nos relacionamos.

Os alunos são estimulados a reconhecerem e desenvolverem o seu próprio potencial em áreas tais como a leitura, oralidade, escrita, matemática, artes, dança, música e novas tecnologias.

Ê mantida e intensificada a estimulação vinda desde a creche escola para que os alunos continuem cultivando os bons hábitos alimentares, o cuidado com o corpo, o respeito ao outro, a construção da autoestima e outras atitudes positivas ante o mundo.

Tudo isto sem deixar de lado o respeito à infância sem perder de vista a importância do lúdico, ao mesmo tempo que se prepara o aluno para a transição gradual e segura para o Ensino Fundamental, onde enfrentará novas e estimulantes situações, vivências e desafios.