Colégio 2 de Julho - Casarão Conde dos Arcos

No dia 18 de outubro de 1924, inicia-se a história de nosso Colégio, data em que desembarcaram em Salvador o casal Peter Garret Baker e Irene Hight Backer, ele pastor da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos e ela professora. Ambos estavam iniciando uma bela missão em terras brasileiras através da educação.

O sonho teve segmento em 1926, quando o casal criou uma “escolinha” nas imediações do Dique do Tororó, para dar atendimento, gratuito, às crianças pobres da região.

Em 18 de outubro de 1927, outro marco da instituição: é criada a Escola Americana, no Bairro do Canela, sendo esta a data fixada como a de criação do Colégio 2 de Julho, sucessor da Escola Americana.

No ano de 1938 a missão presbiteriana norte-americana adquiriu o Palácio Conde dos Arcos, no bairro Garcia, local onde funciona até a presente data, onde vários outros prédios vieram a ser construídos, para atender a grande demanda do Colégio.

Os 22 mil metros quadrados situado a poucos metros da Praça Campo Grande foram gradativamente sendo ocupado, nele se instalando 58 salas de aula, laboratórios diversos, ginásio coberto de esportes, quadras, piscina e um prédio para a Educação Infantil. Ampla área para estacionamento e para a convivência dos estudantes.

Nesses mais de 87 anos de existência, o Colégio 2 de Julho desempenhou e marcou de modo significativo a história da educação na Bahia

Milhares de estudantes passaram pelo Colégio e aqui desenvolveram seu potencia de inteligência, e de recursos humanos para a formação de sua personalidade e de sua capacidade de liderança. Hoje estão no exercício profissional com muita eficiência e sucesso, no campo da ciências e das artes e sobretudo no compromisso de construir relações humanas justas.

As décadas de 60, 70, 80 e 90 são marcadas pelo testemunho do Colégio 2 de Julho na luta pela liberdade e pela redemocratização do país. É também o período do crescimento e expansão da instituição.

A Direção Geral do Colégio 2 de Julho se encontra sob a responsabilidade do Professor Marcos Baruch.

casal-baker-colegio-2-de-julho