Há 87 anos inovando, qualificando a ação de educar

A prática pedagógica do Colégio 2 de Julho é respaldada na pedagogia de projetos, o que possibilita ensinar e aprender de modo significativo, contextualizado e colaborativo.

O Colégio 2 de Julho, apoia-se na concepção que considera a educação como “um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. A escola deve representar a vida presente tão real e vital para o aluno como a que ele vive em casa, no bairro ou no pátio” (DEWEY, 1897). Neste sentido, tem sua prática pedagógica respaldada na pedagogia de projetos, como metodologia que permite organizar e desenvolver conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de modo articulado, exercitando a interdisciplinaridade e re-significando as experiências escolares, a fim de promover aprendizagens significativas, contextualizadas e colaborativas.

Ao longo das três unidades letivas são desenvolvidos projetos que envolvem todas as turmas e que se definem em cada ciclo, classe ou disciplina, a fim de desenvolver as competências próprias de cada faixa etária atendida nos segmentos da educação infantil no ensino fundamental, conforme os objetivos que orientam nossa prática educativa.

Proposta Pedagógica, objetivos:

• Promovendo condições de ensino que propiciam a aprendizagem e contribuam para a formação de habilidades e de competências cognitivas, psicológicas e sociais do estudante.
  • Oferecendo condições de convivência harmônica e respeito mútuo no ambiente escolar, criando oportunidades de integração e parceria, executando a gestão escolar de modo a favorecer a mais ampla formação do estudante.
  • Possibilitando a vivência de valores éticos, políticos, religiosos, cívicos, culturais e artísticos que contribuam para a formação de pessoas que se auto realizem e participem construtivamente da sociedade.
  • Articulando formação ética, moral e o uso das novas tecnologias.
  • Criando oportunidades de integração com a família, a fim de formar parceria na educação.
  • Garantindo a atualização e o aperfeiçoamento de professores e funcionários, de forma contínua e sistemática, visando a eficiência e a eficácia nos serviços prestados.