Proposta Pedagógica

Há 87 anos inovando, qualificando a ação de educar

A prática pedagógica do Colégio 2 de Julho é respaldada na pedagogia de projetos, o que possibilita ensinar e aprender de modo significativo, contextualizado e colaborativo.

O Colégio 2 de Julho, apoia-se na concepção que considera a educação como “um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. A escola deve representar a vida presente tão real e vital para o aluno como a que ele vive em casa, no bairro ou no pátio” (DEWEY, 1897). Neste sentido, tem sua prática pedagógica respaldada na pedagogia de projetos, como metodologia que permite organizar e desenvolver conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de modo articulado, exercitando a interdisciplinaridade e re-significando as experiências escolares, a fim de promover aprendizagens significativas, contextualizadas e colaborativas.

Ao longo das três unidades letivas são desenvolvidos projetos que envolvem todas as turmas e que se definem em cada ciclo, classe ou disciplina, a fim de desenvolver as competências próprias de cada faixa etária atendida nos segmentos da educação infantil no ensino fundamental, conforme os objetivos que orientam nossa prática educativa.

Proposta Pedagógica, objetivos:

  • Promovendo condições de ensino que propiciam a aprendizagem e contribuam para a formação de habilidades e de competências cognitivas, psicológicas e sociais do estudante.
  • Oferecendo condições de convivência harmônica e respeito mútuo no ambiente escolar, criando oportunidades de integração e parceria, executando a gestão escolar de modo a favorecer a mais ampla formação do estudante.
  • Possibilitando a vivência de valores éticos, políticos, religiosos, cívicos, culturais e artísticos que contribuam para a formação de pessoas que se auto realizem e participem construtivamente da sociedade.
  • Articulando formação ética, moral e o uso das novas tecnologias.
  • Criando oportunidades de integração com a família, a fim de formar parceria na educação.
  • Garantindo a atualização e o aperfeiçoamento de professores e funcionários, de forma contínua e sistemática, visando a eficiência e a eficácia nos serviços prestados.

Mais notícias:

  • Reestruturação da Fundação 2 de Julho é tema de entrevista na TV

    18 de Maio de 2018 0

    A trajetória de reestruturação administrativa e financeira da Fundação 2 de Julho, mantenedora do Colégio 2 de Julho e da Faculdade 2 de Julho, é o ponto de partida da entrevista concedida pelo diretor geral da instituição

  • Momento de integração em homenagem ao Dia das Mães

    14 de Maio de 2018 0

    Mães e Filhos participaram juntos de várias atividades nos dias 11 e 12 de maio, em homenagem ao Dia das Mães.

  • COMUNICADO

    26 de Abril de 2018 0
    Prezada família, Conforme o calendário, lembramos que nos dias 30 de abril (segunda-feira) e 1º de maio (terça-feira), não haverá aula para os turnos regular e complementar. Retornaremos normalmente as atividades no dia 02 de
  • Eventos literários homenageiam Monteiro Lobato

    25 de Abril de 2018 0
    Em mais uma ação do C2J para desenvolver o prazer da leitura em seus estudantes, foram realizados na última semana, o Momento Literário do ensino fundamental I e a abertura da Ciranda Literária, projeto anual
  • Fundação 2 de Julho firma acordo judicial em ações trabalhistas

    20 de Abril de 2018 0
    A Fundação 2 de Julho, entidade mantenedora do Colégio 2 de Julho e da Faculdade 2 de Julho, firmou um acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para viabilizar o pagamento de passivos trabalhistas.

Siga-nos no Facebook

Avenida Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia, Salvador, Bahia. CEP: 40100-000 | Tel. +55 71 3114-3400 | E-mail: contato@colegio2dejulho.com.br | Desenvolvido pela Loup Brasil.