Bibliotecas da Fundação 2 de Julho recebem doações de livros

Ação estimula a prática da leitura e a troca de ferramentas educacionais na expansão do conhecimento

2 de outubro de 2019 |

Fotos: Ascom F2J

A Faculdade 2 de Julho (F2J) e o Colégio 2 de Julho (C2J), com objetivo de fomentar o reaproveitamento de livros e a circulação de exemplares do seu acervo para o incentivo à leitura no ambiente acadêmico, recebe doações de livros de qualquer pessoa, seja aluno, colaborador da instituição ou público externo. Para início do processo, os interessados devem se dirigir a biblioteca Basílio Catalá de Castro, localizada no fundo do Casarão Solar Conde dos Arcos, e preencherem um termo de doação.

Os responsáveis pelas bibliotecas vão analisar a relevância do conteúdo para fins educacionais, as condições físicas, idioma e temporalidade. Após a listagem a instituição irá definir quais obras são do seu interesse e incorporá-las ao acervo ou doar para outras instituições estabelecendo uma questão de solidariedade.

Para biblioteca do C2J os interessados podem se dirigir até o prédio do colégio e entregar o material, assinando um termo de doação de material bibliográfico. Após isso a catalogação é feita na biblioteca Basílio Catalá de Castro.

De acordo com auxiliar bibliotecária Aldacira Lima, colaboradora da biblioteca do C2J, intitulada Prof. Pedro Sancho da Silva, a circulação de livros nos diferentes ambientes da instituição é importante. “A leitura tem o poder de fortalecer o conhecimento, estudos e a formação cultural”, salienta.

Adalcira Lima, colaboradora do C2J

Para gerente bibliotecária da F2J, Evânia Almeida, o ato da doação é um gesto humanitário. Quando alguém se dedica voluntariamente em ajudar o próximo cria um universo de aprendizagem. “A biblioteca da instituição tem essas características, as pessoas que visitam o local sentem empatia e de forma entusiasmada trazem aquele material que foi importante pelo seu valor sentimental e financeiro com o intuito de agregar conhecimento na vida do próximo”, explica.

Serviço

O acesso ao ambiente da biblioteca Basílio Catalá de Castro é livre, o seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 06:30 às 21:00 horas e aos sábados, das 08:30 às 12:00 horas. O local incentiva aproximação das pessoas ao hábito da leitura, além do interesse pelo desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.

Apenas alunos interessados podem fazer o empréstimo domiciliar de até 3 livros com entrega em até 7 dias, com a renovação do material sendo realizada no balcão de atendimento e pelo sistema sagres.

Para saber mais detalhes da biblioteca Basílio Catalá de Castro clique aqui.

Confira foto das bibliotecas abaixo: