C2J celebra dia Mundial do Meio Ambiente

A atividade teve como principal objetivo a conscientização dos alunos sobre os atos para ajudar o planeta

6 de junho de 2019 |

Fotos: Ascom Fundação 2 de Julho

A manhã da última quarta-feira, 05, no Colégio 2 de Julho (C2J), foi marcada pela comemoração dos alunos da educação infantil e ensino fundamental I ao dia Mundial do Meio Ambiente. A proposta das atividades realizadas pelos coordenadores e professores da instituição, como o plantio de sementes e palestra sobre agronomia, foi estimular nas crianças a importância de boas atitudes para proteção da natureza.

De maneira lúdica e integrada os alunos puderam desenvolver os conhecimentos sobre a separação do lixo, como utilizar materiais recicláveis, reaproveitamento de alimentos e a importância do uso consciente da água para um planeta mais sustentável.

Laura Saldanha, coordenadora do ensino fundamental I do C2J, falou que o exercício com os alunos do 1º ao 5º ano gera o desenvolvimento humano e social perante o meio ambiente. “A atividade é uma forma de levar o conhecimento adquirido em sala de aula para a prática, uma vez que essas ações são essenciais na preservação da vida no planeta, com as crianças sendo protagonistas do futuro”, comenta.

Laura Saldanha, coordenadora do 1º ao 5º ano do Fundamental I, frisa a metodologia aplicada por meio de atividades práticas para os alunos.

O diretor pedagógico do C2J, Carlos Amaral, ressalta que é de fundamental valor criar reflexões sobre o meio ambiente. “É um momento marcante para as crianças, porque elas são os agentes de mudanças e sensibilidade. Quando você, desde pequeno, começa a ter atitudes concretas, o seu resultado será positivo no futuro”, enfatiza Carlos Amaral. Para a professora Rita Araújo, do ensino fundamental I, desenvolver atividades que os alunos tenham a prática e não somente a teoria fez com que as questões ambientais fossem trabalhadas nas disciplinas de arte, português e ciências.

A professora do ensino fundamental I, Rita Araújo, aplicou conceitos da interdisciplinaridade na construção de atividades para o dia do Meio Ambiente.

A engenheira agrônoma, Isabel Cristina, que palestrou sobre o que é agronomia para os alunos da ensino fundamental I, destacou a importância do papel do cidadão nas varias formas de preservação com o meio que ele está inserido. “Eu me surpreendi com as perguntas sobre o assunto, pois os alunos assimilaram a proposta da atividade de uma forma inteligente. O C2J e todo seu quadro de profissionais estão de parabéns na aplicação das suas disciplinas”, aponta Isabel.

Engenheira agrônoma formada pela UFBA, Isabel Cristina, interagiu com os alunos sobre os conceitos das ciências agrárias.

A coordenadora da educação infantil, Ana Pacheco, reforça que o C2J tem um projeto de incentivar o cuidado com a natureza não só na semana do meio ambiente, mais sim em todas as atividades praticadas pelos alunos. “Fizemos uma passeata de conscientização, importante para a comunidade interna do C2J, com o objetivo de estimular nas pessoas a troca de alimentos por frutas em favor do desenvolvimento sustentável”, acrescenta.

Veja mais imagens das atividades realizadas pelos estudantes do C2J na galeria abaixo: