C2J celebra o folclore brasileiro

Os alunos do colégio aprenderam sobre as manifestações culturais através de músicas, brincadeiras, cores e sabores

23 de agosto de 2019 |

O dia 22 de agosto, Dia do Folclore Brasileiro, foi comemorado pelos alunos da educação infantil e ensino fundamental I, do Colégio 2 de julho (C2J). Na ocasião, além de apresentações e de caracterização, os alunos tiverem contato com comidas típicas, que foram apresentadas por eles, além de um tabuleiro de acarajé, elemento de forte representação baiana, que esteve presente a convite do colégio.

Na foto a baiana vestida de vermelho com saia e turbante floridos, sestá sentada nas escadas de entrada do prédio Irene Baker da Fundação 2 de Julho com 7 crianças do ensino intantil. Cinco delas estão fantasiadas de cangaceiro, Iara, sapo, Saci-pererê e Curupira.
Alunos do ensino infantil posando com a baiana de acarajé, conhecida como Quinho.

O C2J realizou uma série de atividades como cantigas de roda e explicações sobre os elementos que são considerados o marco de seu povo, já que o folclore brasileiro é o legado da cultura de um país. Os alunos se fantasiaram de figuras como a Iara, Saci-pererê, baianas, Curupira, capoeiristas e cangaceiros.

Educação infantil

Com brincadeiras de roda ao som de músicas como Escravos de Jó, Fui ao Tororó, Pai Francisco e Alecrim, Terezinha de Jesus, as crianças da educação infantil se caracterizaram com personagens escolhidos por elas.  “A escolha foi livre, mas é claro que existiu a intenção deles de se caracterizarem folcloricamente”, explica a coordenadora da educação infantil, Ana Pacheco.

Na foto, algumas crianças fantasiadas de personagens folcóricos se apresentam. No fundo duas mulheres registram a apresentação no celular.
Crianças do ensino infantil se apresentando no pátio do C2J

Ensino Fundamental I

“Folclore do meu país”, foi o tema apresentado pelos alunos de 1ª a 5ª série do ensino fundamental I, que explorou as tradições de cada região brasileira, com direito a degustação de pratos típicos. “O Folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo, devido a sua diversidade”, ressaltou Laura Saldanha, coordenadora do ensino fundamental I.

Confira mais fotos: