C2J debate saúde mental na adolescência

Organizado pela coordenação de ensino fundamental II e ensino médio, a palestra faz parte do tema “Trilhando sentimentos e descobrindo emoções”

14 de agosto de 2019 |

Fotos: Ascom Fundação 2 de Julho

O Colégio 2 de Julho (C2J), na manhã do último sábado, 10, no auditório Agenor Cefas, recebeu o psicólogo e pós-graduado em saúde mental e atenção psicossocial, Gleison Mascarenhas, para uma palestra abordando automutilação e autoestima, dando continuidade aos debates sobre depressão na adolescência, iniciado na mostra pedagógica do colégio, no mês de junho.

A palestra Trilhando sentimentos e descobrindo emoções, idealizado para atender os alunos do ensino fundamental II e ensino médio, é parte de atividade multidisciplinar do C2J e do projeto educacional escolhido para ser trabalhado no ano letivo de 2019, O líder em mim (OLEM).

A professora Jeane Bandeira, coordenadora do ensino fundamental II e ensino médio, explica que o colégio é uma escola humanista, que não se prende apenas ao conteúdo tradicional. “Precisamos trabalhar também, as emoções dos nossos alunos, precisamos reconhecer e conhecer assuntos pertinentes a nossa faixa etária de alunos, trazendo informações precisas”.

Interação

As atividades foram iniciadas com a apresentação de um teatro de fantoches, seguido de um bate-papo sobre depressão, focando na problemática da automutilação. A palestra contou com a participação ativa dos adolescentes, que fizeram questionamentos sobre o assunto.

Psicólogo Gleison Mascarenhas e a companheira, Fátima Coelho.

Joaquim Carvalho, 14 anos, aluno do 7º ano do ensino fundamental II,  destacou a importância das palestras que têm facilitado o entendimento sobre depressão. “Nós temos muito o que aprender sobre este assunto e sobre a mente humana como um todo. Muitas pessoas não sabem diferenciar depressão de um drama. Isso não é drama, é uma doença. É preciso entender pra ajudar”, pontua.

No centro da foto, o aluno Joaquim Carvalho de Souza Amorim, de 14 anos. Cabelo colorido na cor verde, com casaco preto, camisa branca e mochila.
Joaquim Carvalho de Souza Amorim, aluno do 7º ano do ensino fundamental II do C2J

Além da professora Jeane Bandeira, a atividade contou com a participação dos professores Alex Ferreira e Emanuelle Moraes (História), Alex Sandro Magalhães (Geografia), Neuma Caldas (Inglês), Camila Paes (Artes), Jairo Batista (Tecnologia) e da psicóloga Gabriela Bicalho.

As atividades continuam

O C2J planeja fechar o ano letivo com bate-papos liderados pelos alunos, que irão ministrar palestras com as informações adquiridas. “Assim, fechamos o ciclo”, disse a coordenadora.

Confira mais fotos: