C2J realiza Mostra Pedagógica sobre liderança

O evento envolveu o corpo docente e discente da instituição e contou com o apoio dos familiares

1 de outubro de 2019 |

No último sábado, 28, o Colégio 2 de Julho (C2J) reuniu o diretor-geral, Marcos Baruch Portela, o diretor pedagógico do colégio, Carlos Amaral, os coordenadores, professores e alunos colégio e convidados para participarem da Mostra Pedagógica, onde abordaram o tema “Sou Líder. Sou responsável por um mundo melhor!”, através de trabalhos, exposições, maquetes, cartazes e exibição de vídeo sobre o homem consciente, com uma visão humanizada, lúcida e reflexiva, com criatividade e representatividade.

Na foto o professor e diretor-geral Marcos Baruch Portela, usando uma camisa verde, no ginásio de esporte do Colégio 2 de Julho, falando para os presentes, com uma mão apoiada na cintura e usando um microfone. Ao fundo, algumas alunas reunidos.
O diretor Marcos Baruch Portela aproveitou a ocasião para falar sobre laços de confiança

O professor Marcos Baruch Portela, diretor da Fundação 2 de Julho, esteve presente na ocasião e através de um discurso entusiasmado, relembrou que a instituição, que tem 92 anos de tradição, sempre busca respeitar a individualidade de cada um, a liberdade de expressão e o acolhimento responsável pelos profissionais. “É o momento que nossos alunos externalizam tudo o que aprenderam durante o ano letivo em um encontro com todas as esferas do colégio e familiares, reforçando o laço de confiança”, frisou.

A primeira etapa da Mostra Pedagógica aconteceu no Ginásio Poliesportivo, com a abertura realizada pelo diretor pedagógico do C2J, Carlos Amaral, reforçando a importância do evento. “O ser humano precisa inovar e unir conhecimento à prática, incentivando estudantes, professores e família a darem o seu melhor, misturando música, arte, teatro, promovendo um passo para a virtude e o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Na foto o professor e direto do colégio Carlos Amaral, usando uma camisa verde, no ginásio de esporte do Colégio 2 de Julho, falando para os presentes, com uma mão segurando um papel e a outra usando um microfone. Ao fundo, algumas pessoas reunidaas, inclusive o diretor-geral, Marcos Baruch.
Professor e diretor Carlos Amaral abrindo a Mostra Pedagógica do C2J.

Construindo conhecimento

Os projetos ampliam as possibilidades de construção de conhecimentos de uma forma global e mais significativa, como explica a coordenadora do ensino fundamental I, que trabalhou questões envolvendo Respeito, Laura Saldanha: “O tema escolhido esse ano, permitiu um envolvimento dos alunos porque cada um se identificou como um agente de transformação para um mundo melhor”.

Muitos assuntos foram abordados dentro da visão de liderança, um deles foi: Respeito e liderança feminina no mundo de ontem e hoje, explorado pela turma de 5º ano do ensino fundamental I, estimulando interesse da classe, a exemplo da aluna Júlia Silva, que pesquisou sobre a vida de Michelle Obama. “Eu adorei conhecer a história desta mulher negra!”, disse entusiasmada.

Na foto a aluna Júlia Silva ao lado da mãe Naiara Espírito Santo, posando abraçadas em frente à um cartaz sobre Michele Obama.
A aluna Júlia Silva e a mãe Naiara Espírito Santo posando em frente a exposição do trabalho da aluna.

Além disso, os temas abordando o desenvolvimento humano, como discriminação e bullying, foram trabalhados pelo ensinos fundamental II e médio.  “Sair do ambiente de sala de aula e interagir fora, é uma oportunidade para os pais perceberem outros campos, reviver e até observar novos conhecimentos”, explicou Jorge Roberto Chastinet, pai de Joaquim Chastinet, aluno do 6º ano do ensino fundamental II.

Desfiles

As crianças da educação infantil realizaram um desfile trazendo o enredo “Salvador, pedaço de terra que é meu”, onde fantasiadas defenderam o espaço, os festejos e as etnias que ajudam povoar a terra. Já, o 1º ano do ensino fundamental I trouxe a importância do respeito às leis de trânsito. “O valor do nosso espaço, nossa gente, costumes e cultura foram trabalhados com as crianças que sabiam o que estavam fazendo”, finalizou a coordenadora da educação infantil, Ana Pacheco.

Confira mais fotos do evento. Clique para ampliar.