Festa de São João no C2J reúne alunos da educação infantil e fundamental I

Atividade aconteceu no pátio da instituição e contou com dança, caracterização e comidas típicas

19 de junho de 2019 |

Fotos: Ascom Fundação 2 de Julho

O clima de São João marcou a manhã desta quarta-feira, 19, no pátio do Colégio 2 de Julho (C2J), com os alunos do ensino fundamental I e educação infantil vestidos a caráter para celebrar a época mais tradicional do Nordeste. A dinâmica do festejo teve muita dança, com quadrilha junina, casamento na roça, brincadeiras como tiro ao alvo, pescaria, argolinha, além de muitas comidas típicas.

Com o propósito de integração e valorização da cultura, os coordenadores e professores do C2J participaram do momento lúdico, enfatizando a missão da instituição em celebrar os aspectos locais. Para o diretor pedagógico do C2J, professor Carlos Amaral, esse período é fundamental para reunir família e amigos, com brincadeiras que tem tudo a ver com coletivo e sociedade. ”A instituição sempre vai oportunizar esses momentos para os alunos”, destacou.

Diretor pedagógico do C2J, professor Carlos Amaral, prestigiou a festa dos alunos em comemoração ao São João.

Para a professora Laura Saldanha, coordenadora do ensino fundamental I do C2J, o mês de junho na região Nordeste é um período em que as comemorações são bastante enriquecedoras. “Os alunos do ensino fundamental I se apropriaram da leitura e escrita, praticando ativamente o projeto “Festas Folclóricas”. Eles elaboraram pesquisas e apresentações voltadas aos elementos juninos e suas contribuições” salientou a coordenadora.

A professora do ensino fundamental I do C2J, Diana Rodrigues, explicou que o trabalho em referência ao São João foi desenvolvido ao longo de todo mês de junho, para que fossem além das comemorações, trazendo também em sala de aula o conhecimento da cultura, costumes e culinária. “Tudo que foi apresentado em sala de aula serviu para a formação humana e mexeu com o coração dos alunos” ressaltou.

Parte da equipe de colaboradores do ensino fundamental I do C2J.

Celebração

A coordenadora da educação infantil , professora Ana Pacheco, aponta que o São João é uma festa que integra e manifesta com toda sua força o caráter familiar. “Não poderíamos deixar de nos apropriar como escola e educadores desse momento que corresponde ao projeto Salvador Pedaço de Terra que é Meu. É uma forma para que as crianças trabalhem a questão da música, dança, arte, confecção de materiais de forma educativa, com o objetivo de socialização dentro do ambiente de ensino”, disse.

Coordenadora da educação infantil, a professora Ana Pacheco, evidencia os projetos pedagógicos do C2J nas tradições nordestinas.

Em relação aos alunos da educação infantil, a professora do grupo 3, Jerusa Victor, comentou a participação de todos nas brincadeiras juninas. “Eles percebem a importância da cultura nordestina. Nas atividades realizadas foi produzida uma lista sobre as comidas típicas que eles adoram fomentando a diversidade de ações”, explica.

Veja mais fotos do evento abaixo:

Parte da equipe de colaboradores de ensino da educação Infantil.