15 de abril de 2019 |
Fotos: Ascom Fundação 2 de Julho
Aconteceu no último sábado, 13, o Momento Cultural com foco na literatura brasileira, em comemoração à semana da literatura, no Colégio 2 de Julho (C2J). O evento que trouxe pais e comunidade para interação com os alunos e suas produções relembrou autores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Llima Barreto e Carlos Drummond, além de estimular a criatividade literária em alunos da educação infantil e fundamental I . O professor Marcos Baruch Portela, diretor geral da Fundação 2 de Julho (FDJ), acompanhou de perto as atividades realizadas.
Para o diretor geral, este projeto é importante para a formação destes alunos para que eles conheçam a essência da nossa literatura. “A literatura é onde geralmente as comunidades expressam os seus melhores sentimentos. E hoje o C2J, com essas apresentações de todas as turmas, evoca esses principais autores que traduziram nas suas obras a nossa sociedade ao longo dos anos e isso é importantíssimo para a formação deles enquanto membros da sociedade brasileira, permitindo que eles também promovam ao longo de suas vidas a possibilidade de novas perspectivas para o nosso país”, diz.
Para a coordenadora do ensino fundamental II e ensino médio, professora Jeane Bandeira, o evento estimula o envolvimento com a leitura e com a produção artística. “Estas ações incentivam o aluno a entrar neste universo da literatura”, explica.
As alunas Vitória Jordana Barreto, 13 anos, Júlia Gramacho, 14 anos e Rafaela Leal, 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental destacaram que a forma de ensino fora da sala de aula, de maneira não convencional, estimula ainda mais o conhecimento. “É muito legal ter algo extracurricular porque apesar de ser uma atividade avaliativa, ela é fora dos padrões”, avalia Vitória Barreto. Júlia Gramacho e Rafaela Leal disseram compartilhar do mesmo sentimento reiterando a importância de conhecer detalhes da biografia dos autores.
“Ver que eles chegaram a algum lugar, até pela condição social deles, faz a gente pensar sobre as dificuldades que algumas pessoas importantes passaram para se tornarem reconhecidas e isso motiva”, disse Júlia Gramacho. Rafaela Leal gostou de conhecer mais sobre a trajetória de Lima Barreto, autor escolhido para um estudo mais aprofundado por sua turma. “Eu gostei muito de trabalhar com Lima Barreto porque ele é negro e ele fala muito sobre esta questão no Brasil nas obras dele”.
Produções em sala
O projeto começou na sala de aula, no início do ano letivo com os professores incentivando a leitura e produções como os desenhos feitos pelos alunos com base nas histórias e capas dos livros ou com a produção de cordéis. Para Ingrid Santos, aluna do 1ª série do ensino médio, o incentivo à produção artística é atrativo. “Não vi isto em todas as escolas que eu estudei antes”, afirmou. Para Thiago Lemos, também aluno do 1ª série do ensino médio, a parte mais interessante do projeto foi a produção de cordéis sobre a história de Machado de Assis. “A gente fez a criação de um cordel sobre o autor, contando sobre toda a vida dele”.
O professor de história e sociologia do colégio, Alex Barbosa, trouxe para a sala a experiência artística que tem com a música. Sob a sua coordenação, os alunos musicaram o poema “E agora, José?”, de Carlos Drummond Andrade. “O teatro, uma aula passeio, uma visita ao museu, uma exposição fotográfica ou um evento como este também formam um aluno. Os alunos se revelam nesse momento. Esse é o momento em que você abre para a família, abre para a comunidade para mostrar e incentivar a produção cultural e esta é a importância do C2J estar fazendo esse projeto envolvendo todo o grupo escolar”, explica o professor.
Durante o evento também esteve presente o professor Carlos Amaral, diretor pedagógico do C2J. “A gente espera com estes projetos que os nossos alunos possam crescer de forma cidadã. O objetivo também é para que a cidadania seja exercida de forma mais livre e espontânea”, afirma o professor que acompanhou de perto as atividades extraclasse.
Educação Infantil
Apesar de ainda não desfrutarem da leitura de forma plena, os alunos da educação infantil e fundamental I contaram com a presença dos autores infantis Bruno Miranda, Matheus Anjos e Fabiana Jane, além do ilustrador Vitor Souza, que contaram histórias e auxiliaram professores durante as oficinas que aproximam os pais da educação de seus filhos dentro da escola.
O aluno do 3º ano do ensino fundamental, Arthur Gabriel Passos, 9 anos, teve a ajuda do pai, Antônio Marcos Passos, para escrever palavras como honestidade, amor e respeito. “Eu estou pintando, escrevendo e estou desenhando, mas eu gosto mais de escrever”, explicou Arthur.
Antônio Marcos comenta estar satisfeito com a escolha que fez para a educação do filho. “Eu estou apaixonado pelo colégio, as atividade e os profissionais. O ambiente escolar é muito propício para que ele possa, neste processo da imaginação, aprender e aprimorar o que ele já conhece. É tudo integrado. Ele consegue ligar o que ele aprende na sala de aula com a vida e eu agradeço muito”, acrescentou.
Para a professora do fundamental I, Rita de Cássia, há 35 anos trabalhando com educação, é fundamental a parceria entre a família e a escola. “Eu acho que a gente precisa sempre caminhar assim, juntos e de forma lúdica. A gente também precisa sempre respeitar o jeito dos nossos alunos e filhos. Cada um tem seu momento e a gente precisa ter um olhar diferenciado para cada criança”, explica a professora.
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