Nossa História

O Colégio 2 de Julho tem sua origem através dos missionários da Igreja Presbiteriana dos EUA, Peter Garret Baker e Irene Hight Baker, no ano de 1926, com a criação de um educandário nas proximidades do Dique do Tororó.

Irene e Peter Baker

O Colégio 2 de Julho tem como característica o pioneirismo, sendo o precursor no campo educacional baiano a trazer o movimento de escola nova para o estado, a ter turmas mistas (meninos e meninas), e a aceitar estudantes de todos credos e etnias. Além disso, foi o primeiro colégio a instituir a educação física como parte da sua matriz curricular. Outro marco importante, foi a sua participação na luta pela democracia, com a realização do Segundo Congresso Nacional Pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita que contou com a presença de Luís Carlos Prestes.

Palácio Conde dos Arcos

Cronograma:

• 1926 – Início das atividades do educandário próximo ao Dique do Tororó.
  • 1927 – Registra-se oficialmente o C2J, ainda chamado de Escola Americana.
  • 1931 – Muda o nome para Ginásio Americano.
  • 1939 – Torna-se o Instituto 2 de Julho.
  • 1944 – Por fim, escolhe-se uma nova marca: Colégio 2 de Julho.
  • 1961 – Começa o período de diretores brasileiros.
  • 1976 – Surge a Fundação Dois de Julho que assume definitivamente o papel de entidade mantenedora do Colégio 2 de Julho.
  • 2000 – Se organiza a Faculdade 2 de Julho. A Faculdade e o Colégio são instituições mantidas pela Fundação Dois de Julho que trabalham em harmonia e com o mesmo compromisso educacional.

Equipe Pedagógica e Administrativa:

Direção Geral da Fundação 2 de Julho- Prof. Marcos Baruch
Direção Pedagógica – Prof. Carlos Amaral
Coordenação Pedagógica da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I – Profª. Ana Pacheco
Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I e 6º ano do Ensino Fundamental II –  Profª. Laura Saldanha
Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II (7º ao 9º ano)  – Profª. Jeane Bandeira
Supervisora do Turno Complementar – Profª. Vera Matos
Serviço de Orientação Educacional – Gabriela Bicalho