Aqui você cresce com a gente!

71 3114-3400

Outubro Rosa: Fundação 2 de Julho adere a campanha contra o Câncer de Mama

O câncer de mama é o segundo mais incidente em mulheres, representando 24,2% do total de casos de câncer femininos no mundo em 2018

3 de outubro de 2019 |

A Fundação 2 de Julho adere a Campanha de Conscientização para o Controle do Câncer de Mama, através do movimento internacional Outubro Rosa. O Casarão Conde dos Arcos, localizado na fundação, estará durante todo o mês de outubro, iluminado na cor rosa, seguindo os ideais do movimento iniciou em 1990, em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque. A ideia era arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

A Fundação 2 de Julho deixará o Casarão Conde dos Arcos iluminado em rosa durante todo o mês de outubro para lembrar a importância da prevenção contra o câncer de mama.

O dia 19 de outubro foi escolhido para relembrar o combate à doença, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a câncer de mama. Além disso, a campanha tem a pretensão de ajudar no acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Sobre a doença

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, sendo um dos mais comuns tipos de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais gerando o cisto.

A doença é mais comum em mulheres entre os 55 e 64 anos de idade, sendo apenas 2% dos diagnósticos identificado em mulheres com menos de 35 anos e apenas 1% são identificados em homens. A chance de cura é de 95% se diagnosticado precocemente, por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Além disso, é importante a realização do autoexame periodicamente para que, caso identificada anormalidade, um médico seja consultado.

Campanha no Brasil

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, quando o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista foi iluminado com a cor rosa. Desde 2008 que iniciativas como essas tem sido realizadas por diversas entidades relacionadas ou não ao câncer, transmitindo a mensagem de prevenção.

Serviços

Confira abaixo locais em Salvador que estão realizando atividades e assistência médica para o Outubro Rosa:

Climério de Oliveira – A Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, vai realizar um mutirão de mamografias ao longo do mês de outubro.

Ribeira – No Largo do Papagaio serão oferecidos exames gratuitos de mamografia digital para mulheres a partir dos 35 anos de idade.

Pituaçu – Haverá ação do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) no bairro de Pituaçu, nos dias 10 e 11 de setembro.

Metrô – A CCR Metrô Bahia também vai participar das ações do Outubro Rosa. Uma unidade móvel da Aclidan estará no Terminal de Ônibus Acesso Norte oferecendo, gratuitamente, exames de eletrocardiograma e mamografia, na próxima sexta-feira (4).

Farol da Barra – Uma parceria entre o Instituto Avon, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, Hospital da Mulher e Instituto Couto Maia, promove o evento Giro Pela Vida. Entre as atividades estão a realização de mamografia, consulta com mastologista, entre outros serviços.

Cican – Ações como mamografias, serão realizadas no Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador, em dois sábados (5 e 19).

Hospital da Mulher – Nos dia 5, 26 e 27 de outubro, o hospital vai fazer realizar ações do Outubro Rosa, como consulta com mastologista, realização de punções e antecipação de cirurgias oncológicas (mastologia).

Fonte: Correio* , Instituto Nacional de Câncer (Inca) Roche Brasil