19 de janeiro de 2020 |
Em seus 91 anos, o projeto pedagógico do C2J foi se aperfeiçoando em consonância com o desenvolvimento da sociedade e suas demandas, respeitando a legislação vigente (LDB) mais a Base Nacional Comum Curricular.
Construído de forma participativa junto aos profissionais do Colégio e representantes da comunidade, o projeto pedagógico entende que todo o processo de aprendizagem funciona na interação entre a escola/estudante/família, reconhecendo ainda, a influência do meio ambiente que os cercam.
Baseando-se numa visão sistêmica e interdisciplinar, o Colégio é pioneiro no estado quando trabalha com uma pedagogia de projetos, numa prática construtiva e interativa, no qual o conhecimento é contextualizado e cada estudante é visto como um ser único.
A cada ano a Instituição trabalha com uma temática que cada ciclo escolar desenvolve, conforme seus objetivos de aprendizagem, o conhecimento e os valores nele abordados. Dessa maneira, existe um incentivo aos estudos curriculares com o uso de práticas de avaliação contínua, aperfeiçoando a pesquisa, a extensão e a produção de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
O sucesso do projeto do C2J dá-se pela mistura de excelentes profissionais do corpo docente e de gestores, aliado ao viés da arte e cultura, a exemplo da música, e ao viés do esporte, dando a engrenagem necessária para a execução do projeto político pedagógico do C2J.
Em 2018, o C2J inovou com o projeto socioemocional “Líder em Mim”, um programa mundialmente reconhecido, com resultados comprovados, que trabalha sobre paradigmas mentais, com o objetivo de promover a mudança comportamental ao educar adolescentes e crianças.
A Mostra é um projeto pedagógico que envolve todo o colégio, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Baseada em um tema central, é o momento no qual são apresentados os trabalhos desenvolvidos e sintetizados pelos estudantes.
Norteado pelos princípios e valores que constituem o Colégio 2 de Julho, o método de ensino se caracteriza pelo sociointeracionismo de Vygtsky e Piaget, mas acima de tudo, pela flexibilidade de reconhecer a importância da essência do pensamento Freireano e de Steiner.
Pioneiro no país junto com o Colégio Mackenzie em São Paulo, o Colégio 2 de Julho traz em sua essência o legado das escolas presbiterianas, que significa trabalhar com uma pedagogia de projetos. As avaliações são em formato contínuo, no qual os componentes individuais e colaborativos são essenciais. Todo o material exigido compõe dos livros didáticos e paradidáticos, solicitados na lista de materiais, além do material extraclasse, solicitado pelos professores. As atividades se misturam em aulas em salas e em aulas de campo.
Acompanhando os avanços tecnológicos, o Colégio possui um portal acadêmico na qual as famílias podem acompanhar toda a vida escolar do estudante, bem como se comunicar com os profissionais da Instituição. A partir do Fundamental II, para algumas disciplinas, existe uma ferramenta tecnológica que auxilia os alunos nas atividades, tirando inclusive dúvidas, como se estivessem numa banca.