Em um clima afetivo e emocionalmente seguro, são organizadas as situações de aprendizagem de forma contextualizada, diversificada, interativa, desafiadora e ajustável, num contexto que favorece o desenvolvimento de diferentes linguagens e inteligências, no qual o brincar é ferramenta essencial de compreensão do mundo que o cerca.
Desta forma, desde muito cedo os estudantes são encorajados a assumir responsabilidades, tomar decisões, cooperar, respeitar os diferentes pontos de vista e defender suas ideias.
As crianças, a medida que se envolvem em um contexto intenso de narrativas e leituras, gostam de ouvir novamente as mesmas histórias, de solicitar outras e também apreciam compartilhar aquelas que lhe chamaram mais atenção. Nesse contexto o Colégio desenvolve dois projetos:
A Ciranda Literária desenvolve e fortalece o hábito e o prazer pela leitura, bem como estimula o senso crítico e a participação da família na atividade escolar, pois esta também será mediador e colaboradora nessa troca de experiência.
A Leitura Compartilhada favorece a reflexão e à discussão sobre o lido, apreciação e troca de informações e opiniões, e ainda a análise de elementos literários, entre eles, o papel do narrador.