Trajetória das mulheres negras na música é destacada em projeto do Colégio 2 de Julho

Mesa redonda reuniu a professora Danila Conceição, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Propaganda e Marketing da F2J, e as cantoras Juliana Ribeiro e Will Carvalho

9 de novembro de 2018 |

Fotos: Ascom F2J

Um projeto interdisciplinar do Colégio 2 de Julho resultou no evento Negras Cantoras (Black Female Singers) . Organizado pela coordenadora do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, professora Jeane Bandeira, e pelas professoras Emanuelle Morais, que leciona história, e Fernanda Cerqueira, que ministra as aulas de inglês, a ação recebeu para uma mesa redonda a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Propaganda e Marketing da Faculdade 2 de Julho, Danila Conceição, e as cantoras Will Carvalho e Juliana Ribeiro.

“Iniciado em setembro, o projeto tem como principal objetivo debater questões como o papel da mulher negra na sociedade. A partir do tema, os alunos fizeram pesquisas sobre cantoras negras, brasileiras e americanas, com o apoio das professoras das disciplinas de língua estrangeira e história. O projeto foi idealizado para valorizar e verificar o empoderamento feminino”, explicou a professora Jeane Bandeira.

A professora Jeane Bandeira, coordenadora do 7º ao 9ºano do Fundamental II, foi a mestre de cerimônia da mesa redonda “Negras Cantoras (Black Female Singers)”

As professoras Fernanda Cerqueira, de Inglês, e Emanuelle Morais, de História, destacaram a importância da atividade para a valorização de conceitos sobre cidadania e responsabilidade social.

Segundo a professora de História, Emanuelle Morais, a prática pedagógica do Colégio 2 de Julho é voltada para o combate a qualquer tipo de preconceito. “Esta instituição,com toda sua equipe de colaboradores, possibilita a diversidade nas práticas pedagógicas”, completou.

A partir da mesa redonda, os alunos irão apresentar atividades que dialogam com o conteúdo da atividade. “A ideia é trazer a arte como um elemento de debate nas disciplinas por meio do contexto histórico em que as mulheres negras dão a sua contribuição para combater o racismo e preconceitos”, acrescentou a professora de inglês, Fernanda Cerqueira.

Reflexões

Para a professora Danila Conceição a experiência com o evento foi gratificante. “ Fiquei feliz em ver crianças e jovens debatendo de uma forma tão segura e consciente as questões raciais, os problemas e a importância de ter lucidez nas situações que enfrentamos com discursos, reflexões e acima de tudo o fortalecimento da humanidade”, disse a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade 2 de Julho.

A professora Danila Conceição,coordenadora dos cursos de Jornalismo e Propaganda e Marketing da F2J, destacou a importância das mulheres negras na luta contra o preconceito e racismo.

A atividade também foi elogiada pela cantora Juliana Ribeiro. “A receptividade foi fantástica, os professores fizeram um trabalho prévio muito competente e a participação dos alunos dialogando sobre o assunto mostrou o quanto eles estavam por dentro da temática. Parabenizo a todos os envolvidos nessa atividade”, disse.

A cantora Juliana Ribeiro exalta o papel fundamental da mulher negra no combate à discriminação racial.

Segundo a cantora Will Carvalho, a atividade realizada pela instituição foi um grande acerto pedagógico. “O Colégio 2 de Julho trouxe um tema muito importante para ser debatido e que precisa ser reforçado na sociedade. Os alunos se ver  representados é um salto na qualidade de ensino e formação. Uma mesa composta por três mulheres negras , é mostrar que podemos ser o que quisermos. Agradeço ao Colégio 2 de julho pelo convite e parabenizo todo corpo docente da instituição”, destacou a cantora Will Carvalho.

Will Carvalho, cantora, destacou a importância e história da mulher negra na indústria musical.

Confira mais imagens do evento:

O diretor geral da Fundação 2 de Julho,  professor Marcos Baruch Portela, prestigiou o projeto ao lado do diretor pedagógico do C2J, professor Carlos Amaral.
Mesa redonda reuniu a professora Danila Conceição e as cantoras Juliana Ribeiro e Will Carvalho
As cantoras Juliana Ribeiro e Will Carvalho fizeram um dueto
Comunidade acadêmica do Colégio 2 de Julho prestigiou o evento